tAqui estão vários jogadores do Manchester United que se beneficiaram com a mudança de técnico. A demissão de Erik ten Hag em outubro demorou muito para acontecer, já que a vitória da FA Cup contra o Manchester City em maio deu ao holandês algum descanso. Agora cabe a Rubén Amorim devolver o United à antiga glória.
O treinador português teve um início sólido em Old Trafford, registando vitórias em casa sobre Bodø/Glimt e Everton, bem como um empate louvável em Ipswich no seu primeiro jogo no comando. Marcus Rashford está novamente entre os gols, enquanto Joshua Zirkzee marcou duas vezes contra o Everton no domingo, marcando pela primeira vez desde a vitória na primeira jornada contra o Fulham.
No entanto, a principal história de sucesso é a de Amad Diallo. Subutilizado por Ten Hag e titular em dois dos quatro jogos do reinado interino de Ruud van Nistelrooy, Diallo foi titular em ambos os jogos do campeonato desde então e participou dos 30 minutos finais da vitória na Liga Europa, sugerindo que isso faz parte dos planos de Amorim.
Muitos esperavam que Amorim implementasse a defesa de três homens que utilizou durante a sua passagem pelo Sporting e isso aconteceu. Da mesma forma, muitas vezes os flanqueou com Geovany Quenda e Maximiliano Araújo, alas transformados em alas, tática que também utilizou em Manchester.
Embora muitos suspeitassem que ele poderia ser usado como um dos dois atacantes de apoio, Amad encontrou um lar na lateral-direita sob o comando de Amorim. Ele assumiu o papel como um pato na água, auxiliando três dos cinco gols que o United marcou no campeonato sob o comando de seu novo técnico. É uma amostra pequena, mas os fãs devem estar otimistas de que o jovem de 22 anos conseguirá manter a forma. Afinal, Diallo registrou mais assistências do que qualquer outro jogador da Premier League desde o início de novembro (quatro). Ao longo da campanha, também teve mais assistências que Dejan Kulusevski, James Maddison, Luis Díaz, Bernardo Silva e Phil Foden (cinco).
Ao utilizar Diallo como lateral-direito, Amorim dá liberdade ao jovem para atacar os adversários com a bola nos pés. Embora ele tenha tido essa oportunidade como ala sob o comando de Ten Hag, fazê-lo mais fundo significa que há mais espaço para ele correr para colocar rapidamente o United na liderança. Esta é uma característica marcante da forma como o Sporting de Amorim atacava, com os laterais necessários para dar largura ao sistema.
Isso ficou claro na vitória do United sobre o Everton. Embora a maioria dos seus ataques tenha vindo da esquerda (44%), Diallo estava muitas vezes mais adiantado no campo do que o lateral-esquerdo Diogo Dalot, como mostra o gráfico acima. Portanto, não é nenhuma surpresa que ele tenha feito mais passes importantes (três) e completado mais dribles (quatro) do que qualquer outro jogador, provando ser uma saída de ataque extremamente eficaz.
Considerando os seus quatro desarmes (nenhum jogador fez mais), é fácil perceber porque Amorim estava tão satisfeito com ele. “Ele foi muito bom na defesa e no ataque, então tem que continuar jogando assim”, disse Amorim.
O primeiro teste real para Amorim e seu sistema acontecerá na quarta-feira, quando o United viajar para o Arsenal. A equipa de Mikel Arteta redescobriu a sua arrogância após o regresso de Martin Ødegaard após lesão, terminando Novembro com três vitórias consecutivas e marcando 13 golos no processo.
O Arsenal sentir-se-á confiante em manter a sua impressionante melhoria, embora deva evitar a complacência. Diallo, desde que apareça desde o início, terá amplo espaço para gerar força, já que apenas 32% dos ataques do Arsenal vêm da esquerda, o nível mais baixo da primeira divisão da Inglaterra, enquanto concentram seus esforços na direita.
Arteta também está preocupado na lateral-esquerda depois que Riccardo Calafiori foi expulso na vitória por 5 a 2 sobre o West Ham, enquanto o reserva Oleksandr Zinchenko não oferece a mesma determinação defensiva. Embora Arteta espere que o primeiro consiga se recuperar a tempo de jogar contra o United, ambos os lados terão dificuldades para conter Diallo, dada a sua rápida adaptação às demandas da equipe de Amorim.
Altamente subestimado por Ten Hag, desde a sua saída, Diallo rapidamente se estabeleceu como um homem-chave e se a defesa de três homens tiver sucesso em Old Trafford, os primeiros indícios sugerem que o marfinense tem um papel importante a desempenhar.